Recent Forum Posts
From categories:
page 1123...next »

Línguaré Languages - site dedicado ao ensino de tcheco para brasileiros e portugues para tchecos.
Tem disponivel para baixar materiais e e-books grátis.

Tudo que sei, é que meu avô, um imigrante tcheco, veio para o Brasil, solteiro, aqui se casou e teve 4 filhos, sua filha mais velha, ainda muito jovem e solteira engravidou em 1970, sem o apoio da familia, ela foi para uma "Casa da mãe solteira" em São Paulo, lá eu nasci, no dia 04/08/1970, e fui adotado por uma outra familia, e agora gostaria de saber mais sobre a minha origem.

Sim, por exemplo, nos arquivos de Třebon: vá em "digitální archiv" (arquivo digital). Se não fala tcheco, pode mudar o idioma no canto superior direito da tela para inglês ou alemão. Na coluna esquerda, pode clicar por exemplo em "matriky" (parish registers, arquivos da igreja). Se a sua família era católica, selecione "římskokatolické církve" (igreja católica). Agora pode selecionar na coluna da esquerda (nas letras do alfabeto) a cidade ou vila de onde a sua família veio. Por exemplo, se os seus antepassados vieram de Tábor, clique em T > Tábor. Na coluna direita, aparecerá uma lista de todos os livros disponíveis, com intervalos de tempo e localidades mais específicas. Os livos estão numerados e há indicações sobre o tipo de livro de que se trata. Se estiver a usar o site em tcheco, as letras N/O/Z significam nascimento/casamento/óbito (se estiver em inglês, será B/M/D: birth/marriage/death). Pode escolher por exemplo o livro 22: um livro de nascimentos do período 1888-1893 que era usado para toda a paróquia. Ao clicar sobre o nome do livro, as imagens digitais do livro aparecerão e poderá navegar através das páginas do livro e ler todos os registros. Alguns livros, pricipalmente os mais recentes (da primeira metade do século 19 para cá), em geral contém índices que facilitam muito a busca, pois pode procurar pelo sobrenome e encontrará todas as pessoas com aquele sobrenome que nasceram, casaram-se, ou morreram no período pesquisado. Os outros arquivos têm sítios que funcionam de maneira semelhante. Boa sorte!

Re: Arquivos tchecos online by ferdferd, 17 May 2012 09:09

Alguém conseguiu pesquisar registros de pessoas nestes sites?
Não consegui, tudo o que achava eram dados históricos, mas nada voltado para famílias

Re: Arquivos tchecos online by myluxmylux, 17 May 2012 01:14

Foi lancado na republica Tcheco o livro do autor tcheco Rostislav Červenka, contendo 444 proverbios brasileiros, explicados em tcheco e com seu similar da lingua tcheca. O livro contou com o apoio da Emabixada do Brasil em Praga. Se alguém estiver interesse em compra-lo pode netrar em contato com a gente.

Meu nome é Daisy Červenková , sou casada com tcheco e atulamente vivemos em Uherské Hradiště. Meu marido recentemente lancou um livro com proverbios brasileiros, escritos em tcheco, explicados em tcheco e com os proverbios correspondentes em tcheco. sao 444 proverbios. Se alguém tiver o interesse em adquirir um exemplar pode nos contactar.

Ola Fernanda, sua mensagem esta bem antigo mas mesmo assim decidi responder. Eu sou da Republica Tcheca, moro em Brasilia faz dois anos e dou aulas de tcheco. Já dava aulas de tcheco para estrangeiros em Praga. Se ainda tiver interessada e só avisar. Martina

Olá, meu nome é Leonard Prokop e tenho interesse em conhecer a comunidade tcheca na região de Belo Horizonte MG.

Abraço!

Alguém ensina Tcheco? by Marciu OpavaMarciu Opava, 01 Aug 2010 16:08

Oi Fernanda!
To com o mesmo problema q vc, gostaria de aprender Tcheco mas nao acha ninguem pra ajudar. Qwer coisa entra em contato. abraço!

Ahoooj :) me chamo Marcio e gostaria de conhecer a comunidade tcheca no Brasil especialmente se for na regiao de sao paulo, mas pode ser de outros lugares tb. Ja visitei a Rep. Tcheca 4 vezes e adotei-a como meu 2o. país, embora meu avo tenha sido da espanha rsrsrs.
Aguardo comunicação. abraços a todos! Díky!

Dobruška by ferdferd, 15 May 2010 23:36
Arquivos tchecos online by ferdferd, 15 May 2010 23:32

Em Berlim:

Prager Hopfenstube
Karl-Marx-Allee 127
10243 Berlin - Friedrichshain-Kreuzberg
030-4267367

Krajanský festival by ferdferd, 15 May 2010 23:18
Milan Dusek
fernandadusekfernandadusek 31 Mar 2010 18:33
in discussion Fórum Geral / Cultura » Milan Dusek

Ola gente, este é o site do meu avo, artista tcheco, que atualmente mora em Brasilia. para quem estiver interessado en conhecer seu trabalho. Gostaria de saber a respeito de outros artistas tchecos que moram aqui no Brasil.

www.milandusek.com

Milan Dusek by fernandadusekfernandadusek, 31 Mar 2010 18:33

Ola ! me chamo Fernanda Ricchiero Dusek. ( Aqui no Brasil é Dusek mesmo, e não Dušekova) sou de Brasilia e meu avo é tcheco. quero conhecer mais dessa cultura e aprender a lingua.enfim, entrar em contato com essa comunidade é muito importante para mim, ate porque nao se encontra tao facilmente oportunidades de estudar essa lingua tao diferente do portugues.Aqui em brasilia mesmo nao ha ninguem disposto a ensinar a lingua, muito menos algum curso.
espero que nós interessados nessa cultura tenhamos uma boa troca de informaçoes!

União Cultural Tcheco-Brasileira (São Paulo, SP)

Oferece cursos gratuitos com carga horária de 1:30h/semana (1h/semana para crianças).
Tem cursos para crianças e níveis iniciante, intermediário e avançado.

Endereço da União e local onde serão ministrados os cursos
Rua Cassiano Ricardo 195 – Jd. Cordeiro
Cep: 04640-020 Sao Paulo / SP - Brasil
Tel: 11 5687 5908
Site: www.unitcheco.com.br
rb.moc.ocehctinu|ocehctinu#rb.moc.ocehctinu|ocehctinu

Fonte: www.unitcheco.com.br
Acesso em 18/02/2009

Aulas de tcheco no Brasil by ferdferd, 18 Feb 2009 12:09

O Arquivo Histórico de Joinville mantém em seu site listas de navios e seus passageiros que migraram para Santa Catarina entre os anos de 1851 e 1922. É possível acessar essas listas em:
http://www.arquivohistoricojoinville.com.br/Acervo/Acervos.htm

page 1123...next »
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.